O esporte é uma das atividades que provoca o maior número de lesões nas mais diferentes partes do corpo. Via de regra, cada esporte tende a provocar lesões mais comuns aos seus praticantes, sejam atletas profissionais ou amadores.
Existem lesões típicas de cada esporte. Os chamados esportes de contato são, com certeza, os que provocam o maior número de lesões. Exemplos são o futebol e os esportes de luta.
As lesões mais comuns nestas categorias são as causadas por trauma e lesões ligamentares.
Ao mesmo tempo, esportes com movimentos repetitivos também apresentam algumas lesões mais específicas nos praticantes: a corrida ( lesão do corredor, fasciíte plantar, tendinite de calcâneo e patelar, além de lesões musculares), a natação (tendinites e bursites no ombro) e o tênis (epicondilites, lesões no quadril e punho) são apenas alguns dos exemplos mais comuns.
Devido a uma vida dedicada à prática esportiva, o fisioterapeuta Thales Cavallazzi da Silva tem uma vasta experiência com lesões provenientes da prática esportiva. Já tratou diversos atletas amadores e profissionais. Sua experiência como fisioterapeuta de lesões esportivas inclui o tratamento de algumas lesões em si mesmo.
SINTOMAS
- Dor
- Inchaço
- Hematomas
- Dificuldade de movimento
- Febre local
DOENÇAS COMUNS
- Periostíte
- Contraturas
- Tendinites
- Fraturas
- Distensões
- Epicondilite
- Condropatias
O QUÊ A FISIOTERAPIA PODE FAZER
-
Reduzir ou eliminar a dor
-
Recuperar a flexibilidade
-
Recuperar a força muscular
-
Treinamento proprioceptivo: aumento da segurança, confiança, força, agilidade e coordenação
-
Permitir a retomada da prática esportiva com postura preventiva