O cotovelo é uma articulação que sofre bastante com as lesões por esforço repetitivo (L.E.R.), a segunda maior causa de faltas no trabalho no Brasil. Geralmente a causa é laboral ou durante outras atividades físicas, como a prática esportiva. Sua origem são os esforços repetitivos nos músculos dos braços e dos cotovelos.
A repetição constante de movimentos realizados de forma errada, com o tempo, leva ao afrouxamento dos ligamentos. Se não tratado, o cotovelo pode ter seus ligamentos rompidos e/ou provocar lesões secundárias em punho e ombro.
O tênis é um dos esportes que mais causa lesões no cotovelo, tendo batizado inclusive o nome popular desta lesão: cotovelo de tenista (epicondilite lateral).
A prática de outros esportes também pode ocasionar o mesmo tipo de lesão: boliche, golfe, basebol, squash e outros que envolvam movimentos repetitivos com mãos e braços.
Algumas profissões também favorecem o aparecimento de problemas no cotovelo: metalúrgicos – principalmente os que operam em linhas de montagem – bancários, esportistas, músicos, assessores de imprensa, redatores, diagramadores, ilustradores, digitadores, jornalistas, escritores, dentistas, operários, donas de casa e profissionais de limpeza.
O sintoma é semelhante: dor na lateral do cotovelo que irradia para o antebraço. Nos casos mais graves, pode haver perda de força no braço.
SINTOMAS
- Dor na região do cotovelo
- Dificuldades para realizar movimentos com o braço afetado
- Hipersensibilidade ao toque
- Sensação de formigamento e queimação
DOENÇAS COMUNS
- Artrite
- Bursite
- Epicondite
- Fraturas
O QUÊ A FISIOTERAPIA PODE FAZER
- Reduzir as dores, permitindo a retomada das atividades diárias
- Fortalecimento muscular
- Retomada do controle das articulações
- Propriocepção: reeducação física para correta postura e realização dos movimentos da forma correta.