Antes de aprender os métodos disponíveis comprovados cientificamente para o auto-
tratamento das dores de coluna, é indispensável que, se você detectou uma dor lombar pela
primeira vez, consulte um profissional de saúde, seu Médico ou Fisioterapeuta de confiança.

Quando a dor na coluna aparece e começa a interferir em nossa qualidade de vida, nosso
primeiro ímpeto é procurar aliviá-la. É comum que, após encontrarmos o alívio para a dor,
retomemos nossa rotina, até que um novo episódio se verifique.

A maioria das pessoas só busca uma ajuda preventiva quando a dor na coluna se torna
recorrente.

O que estou propondo aqui é um desafio aos portadores de dores de coluna: assumir a
responsabilidade sobre a sua condição de saúde em relação a esse problema recorrente.
Nessa caminhada, escolhi começar desmistificando o senso comum – narrativas que escuto
com frequência no consultório – em relação ao assunto. (parte delas retirada do livro TRATE VOCÊ MESMO SUA COLUNA, por Robin McKENZIE)

MITO 1 – A DOR VAI PASSAR LOGO
Não vai, a não ser que você tome alguma providência. Na verdade, depois de um primeiro
episódio, a tendência é da dor piorar, conforme diferentes pesquisas científicas já
comporvaram:
 50% dos pacientes sofrem de ataques recorrentes ou apresentam dor crônica na
sequência de seus períodos iniciais de incapacitação (diversos estudos);
 50% dos pacientes, após um ano do primeiro episódio, ainda tinham sintomas que
intereferiam em suas rotinas (Crofit, 1998);
 50% dos pacientes desenvolvem problemas de longo prazo decorrentes da dor crônica
(Enthoven, Skargren e Oberg, 2004).
Logo, ao primeiro sinal de dor, busque auxílio profissional ou experimento o auto-tratamento.

MITO 2 – A MANIPULAÇÃO DA COLUNA É OTRATAMENTO MAIS EFICAZ
Foi. No passado. Inúmeras pesquisas comprovaram que os resultados deste tipo de
tratamento – usado por muitas décadas como única alternativa para os pacientes –são
controversos, pequenos e, em muitos casos, contraditórios.

MITO 3 – ULTRASSOM E TERAPIAS ELÉTRICAS AJUDAM NO TRATAMENTO DA DOR DE COLUNA
Sabe-se hoje que esses tratamentos não oferecem resultados de longo prazo, não solucionam
o problema nem ajudam a acelerar a recuperação dos pacientes.

MITO 4 – DORES NAS COSTAS SÃO CAUSADAS POR INFLAMAÇÃO
Esta é uma crença comum entre os pacientes. Em casos específicos, a inflamação pode ocorrer
em alguns casos, mas as causas das dores de coluna repentinas são causadas sempre por uma
causa mecânica: estiramento muscular, deformação causada por deslocamento do disco
intervertebral, dentre outras.

MITO 5 – DORES DE COLUNA SÃO CAUSADAS POR ARTRITE OU OSTEOARTRITE
O desgaste causado aos ossos em função do processo de envelhecimento não significa que ele
é a causa da dor de coluna. A causa mais comum é de origem mecânica.

MITO 6 – QUEM TEM DOR DE COLUNA DEVE PEGAR LEVE EM ATIVIDADES FÍSICAS
Esse conselho só é válido nos primeiros dias de aparecimento da dor. A atividade física é
importante para o fortalecimento muscular, que ajuda de modo significativo no auto-
tratamento da dor. O cuidado é que os exercícios físicos sejam orientados e acompanhados
por profissional competente.

MITO 7 – O CLIMA INFLUENCIA NA DOR DE COLUNA
O que se sabe de fato é que o frio aumenta o desconforto de pacientes com problemas
inflamatórios nas articulações. Em muitos casos, o que de fato amplia a dor é a postura
incorreta ao sentar e realizar outras tarefas em seu dia-a-dia.

No próximo post, vamos falar sobre os mecanismos que causam as dores de coluna.