A DISPAREUNIA, ou a dor no ato sexual, pode ser causada por diversos fatores, entre eles a endometriose, infecções, tensões nos músculos do assoalho pélvico, traumas, sensações e sentimentos negativos com relação ao sexo ou ao parceiro, alterações hormonais e até mesma a constipação.
A fisioterapia pélvica está dentro do tratamento multidisciplinar da dispareunia, associada ao tratamento médico, nutricionista, sexólogo e psicológico.
A principal ação da fisioterapia pélvica está no restabelecimento da função de todo conjunto da pelve da mulher, incluindo os músculos do assoalho pélvico e do quadril e suas fáscias. Esses músculos tendem a serem tensos e contraídos nessas mulheres, perdendo sua extensibilidade e contratilidade adequadas. Assim a massagem perineal, liberações dessas tensões, exercícios de relaxamento e consciência perineal são utilizados.
A dor durante a relação sexual nunca será normal! E caso isso ocorra, a FISIOTERAPIA PÉLVICA é indicada e com resultados excelentes na melhora da qualidade de vida dessas mulheres.
Agente uma consulta com a nossa profissional especializada.