FALE POR WHATSAPP FALE POR WHATSAPP ABRIR MAPA NO GPS

Dias bons e outros nem tanto. Essa é a rotina de muitas pessoas com dor lombar crônica. Uma das maiores dificuldades para o manejo da dor lombar é entender que a dor lombar não é uma doença de coluna, mas sim um sintoma que não pode ser entendido com um raciocínio linear (1+1 = 2).

A dor lombar é uma queixa complexa e multidimensional, que, muitas vezes, não apresenta origem definida. A de se levar em consideração o contexto biológico (biomecânico), psicológico e social.

O consenso atual de pesquisas científicas é de que os exercícios terapêuticos são benéficos no tratamento da dor lombar. O método Pilates tem sido considerado uma opção que cada vez mais ganha popularidade.

Pilates é um sistema de exercícios terapêuticos que atuam de forma global e tem como base o controle consciente dos movimentos do corpo, originalmente desenvolvido por Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial.

Publicações científicas sobre o método Pilates como tratamento para a dor lombar mostram melhora na dor e na incapacidade, demonstrando ser um método promissor e seguro. Além disso, contribui para a redução do medo de executar certos movimentos que alguns pacientes acabam desenvolvendo.

Sabe-se também que o risco de dor lombar frequente ou crônica é menor em indivíduos fisicamente ativos quando comparados com indivíduos sem atividade física regular. Então, movimente-se e com regularidade!

Mariéle Marchezan Zarantonello