Quem nunca ouviu a expressão “fisgada” na coxa ou na panturrilha? Primeiramente é bom esclarecer que ambas são LESÕES MUSCULARES e que necessitam de um cuidado especial a fim de evitar compensações futuras.
A CONTRATURA MUSCULAR acontece quando um músculo se contrai de forma muito forte e muitas vezes involuntária e não passa pela fase de relaxamento. Normalmente ocorre a formação de “nódulos” que geram DOR, aumento de volume local e incapacidade funcional. As contraturas podem aparecer em qualquer região do corpo.
Devido à prática de exercícios físicos, em atletas é muito comum na região de PANTURRILHAS e COXAS pelo acúmulo de ácido lático. Entretanto, é importante ressaltar que outras situações também podem favorecer: vícios posturais, fadiga, encurtamentos e fraqueza muscular. Ao contrário do estiramento, as contraturas não geram lesão na fibra muscular.
O ESTIRAMENTO geralmente ocorre em uma situação de alongamento excessivo do músculo, muito comum durante as práticas esportivas, tendo 3 graus de variação de acordo com a gravidade. Ruptura parcial ou total de fibras musculares, dor, hematomas, incapacidade funcional parcial ou total do músculo são consequências do estiramento. Pode-se ainda utilizar o termo distensão para classificar esse tipo de lesão.
Além de apresentar diferenças na sua forma de originar… os dois termos (contratura e estiramento) também terão focos de tratamentos diferenciados. Estiramentos respondem muito bem com a aplicação de crioterapia; já as contraturas preferem o calor. Devido a isso é fundamental uma avaliação com um bom profissional para o diagnóstico correto e sucesso na reabilitação.
Quer saber mais? Marque uma consulta…
Equipe Cavallazzi Fisioterapia