FALE POR WHATSAPP FALE POR WHATSAPP ABRIR MAPA NO GPS

O treinamento funcional tornou-se a nova palavra de ordem nas academias – mas não é de modo algum mais uma “moda passageira” da boa forma.

Usando exercícios que mudam o foco na aptidão para um treino muito mais prático de corpo inteiro, o treinamento funcional funciona exercitando os músculos de uma forma semelhante à maneira como seu corpo seria usado na vida cotidiana. É o tipo de treinamento que prepara o corpo para várias formas de atividade diária e, assim, mantém a força e a resistência do corpo que podem ser aplicadas em todas as áreas.

Com ênfase na força, na respiração e na flexibilidade, os benefícios do treinamento funcional diferem de outros exercícios, devido à maneira como ele atinge seu corpo. Ao incorporar o melhor de cada campo de condicionamento físico e levando em consideração as leis físicas aplicadas aos movimentos corporais diários, o treinamento funcional visa aumentar sua saúde e bem-estar geral.

 

Benefícios da prática de Treinamento Funcional

Melhora geral da vida cotidiana

Ao melhorar a função geral do seu corpo, aumentando a força e resistência muscular e desenvolvendo a estabilidade do músculo e do corpo, as atividades diárias podem ser completadas com mais facilidade. Em comparação com o treinamento convencional, os benefícios do treinamento funcional tendem a superar o peso de todo o resto, porque se concentram em melhorar o corpo para a realização dos movimentos que estamos fazendo todos os dias.

Esta abordagem específica ajuda a aumentar a qualidade de vida de uma forma prática, eficaz e fácil. O treinamento funcional é indicado para qualquer pessoas porque é fácil, de baixo impacto, ajuda com dor nas articulações e aumenta a facilidade da vida cotidiana.

Maior Memória Muscular

De acordo com o treinador de fitness Gavin Smith, alguns dos melhores benefícios do treinamento funcional incluem a maior memória muscular. Quanto mais o corpo realiza um determinado movimento ou exercício, mais rápido e mais responsivo pode repetir os movimentos no futuro. Isso pode ser especialmente bom para exercícios específicos de esportes.Ao realizar exercícios físicos regulares você não está apenas desenvolvendo a força muscular e do núcleo, mas também exercitando o cérebro, aumentando efetivamente a memória do seu cérebro.

Baixo Impacto

Como o treinamento funcional implementa exercícios com baixo impacto, é um excelente ponto de partida para qualquer pessoa em qualquer nível de condicionamento físico tentar. Para iniciantes que buscam um estilo de treino diferente, pode ser realmente difícil saber o que vai funcionar melhor para suas necessidades, mas o treinamento funcional ajudará a melhorar todas as suas habilidades físicas sem causar estresse ao seu corpo e articulações.

O treinamento funcional ajuda a flexibilidade

Apesar dos conceitos errôneos comuns de que o treinamento funcional só leva ao aumento de massa muscular e pode fazer você perder a flexibilidade, na verdade é exatamente o oposto. Como a amplitude de movimento dos exercícios funcionais é muito grande, o que significa que você precisa começar e terminar na posição em que seus músculos estão esticados, o ganho de volume é muito difícil de ocorrer. Embora o treinamento funcional realmente trabalhe os músculos, o volume excessivo e desagradável de seu físico atual não faz parte de seu processo. Já em termos de flexibilidade, o treinamento funcional ajuda a aumentá-la significativamente.

Um dos principais objetivos do treinamento funcional é oferecer resistência. A implementação de seus exercícios e programas funciona para aumentar a força funcional do seu corpo, aumentando a flexibilidade e a coordenação geral. À medida que sua amplitude de movimento é aprimorada, você fica mais fácil com as atividades do dia-a-dia.

Melhora o equilíbrio e a postura

Os exercícios implementados por meio do treinamento funcional usam vários músculos para melhorar sua força e equilíbrio, melhorando efetivamente sua postura geral. A maioria dos exercícios de treinamento funcional exige que você recrute outros pequenos grupos musculares para ajudar a apoiar os maiores, o que ajudará a evitar a postura incorreta. Ser capaz de atingir músculos específicos com determinado exercício também ajuda a evitar esses desequilíbrios na postura e evitar a dor em algumas das áreas mais comuns, como os quadris, parte inferior das costas e ombros.

Com o uso de força e musculação no treinamento funcional, o controle de peso pode ser facilmente mantido reduzindo o estresse em seu corpo e aumentando a mobilidade, equilíbrio e postura. Uma boa postura é fundamental para todas as coisas, portanto, usar rotinas de treinamento funcional ajudará a impulsionar o estado de equilíbrio em seu corpo, permitindo atingir seu pleno potencial em atividades ao longo do dia.

Ajuda com dor nas articulações

Para aqueles que sofrem regularmente de dores nas costas, dores musculares e articulares, o treinamento funcional pode ser super benéfico. Mais conhecido por preencher a lacuna entre o treinamento pessoal e a fisioterapia, o treinamento funcional é projetado para restaurar seu corpo de volta à maneira como ele foi projetado para se mover. Por causa disso, dores crônicas nas costas, no joelho, no pescoço e nas articulações podem ser significativamente reduzidas, fazendo com que seu corpo volte ao básico.

É um treino ideal para pessoas comuns que querem se movimentar da maneira mais confortável possível. Se eles ficam longe do exercício por causa de artrite ou dor crônica nas costas e no joelho, os exercícios usados ​​no treinamento funcional podem fazer tarefas diárias que antes eram difíceis, muito mais possíveis. Por exemplo: uma pessoa que sofre de dor crônica nas costas pode se curvar para pegar algo muito difícil, mas com o treinamento funcional o corpo logo se adaptará a essa tarefa diária, facilitando assim sua realização.

Reduz o risco de lesão

Da mesma forma que o treinamento funcional funciona para melhorar a dor crônica nas costas, a dor muscular e a dor nas articulações, também reduz o risco de novas lesões. Movimentos cotidianos podem deixar corredores e entusiastas do esporte morrendo de dor em um dia ruim, e é por isso que os exercícios por trás do treinamento funcional são tão importantes.

Ao imitar os padrões de movimento da vida cotidiana, é mais provável que seu corpo consiga lidar com os estresses diários. O treinamento funcional se destaca do treinamento convencional devido à sua maneira de reduzir o risco de lesões e estresse ao seu corpo. Ao treinar de maneira funcional, os músculos não são apenas fortalecidos, mas também os ligamentos circunvizinhos, que é a área que muitas vezes pode se tornar lesada.