Você sabia que grande parte das quedas dos idosos acontece em casa? Cerca de 30% dos IDOSOS caem pelo menos uma vez ao ano. E esse número aumenta conforme a idade avança. São várias as causas relacionadas as quedas. Há fatores próprios da pessoa, como a perda da massa muscular, osteoporose, redução do equilíbrio, entre outras, e questões do ambiente onde o idoso reside. Entre as consequências das quedas, a fratura de
fêmur é uma das mais graves.
Para o idoso, a queda pode trazer uma conotação muito negativa gerada pela percepção da perda de certas capacidades do seu corpo, reforçando sentimentos de vulnerabilidade. Tal fato pode fazer com que o idoso se torne menos ativo, suas articulações enrijeçam e os músculos fiquem fracos.
Para quebrar esse ciclo, e ainda antes disso, pensando em prevenção, os exercícios físicos são um aliado de suma importância. Eles contribuem para aumento da força e agilidade, melhora do equilíbrio e coordenação. Além de benefícios psicológicos como elevação da autoestima, autoconfiança e socialização dos idosos. É relevante que o idoso escolha modalidade de exercícios que sejam prazerosas, para que ele faça com regularidade e que seja adaptada as suas necessidades individuais.