A fasceíte plantar é uma inflamação na fáscia plantar. Também pode ser encontrada com outros nomes (fasciíte, fascite, …), e pelo que pesquisei, todos são aceitáveis e/ou corretos. A biomecânica da marcha, sobrepeso, “pé chato” ou pé plano, encurtamento da musculatura da panturrilha, e a sobre carga nos pés, são algumas das causas.
Essa lesão tem enorme incidência em atletas de corrida e em mulheres que usam salto alto diariamente. Isso é bem fácil de imaginar, já que; existe bastante tensão nas panturrilhas em ambos os casos.
O tratamento engloba diversas ações e geralmente mudanças de hábito. Fatores extrínsecos também são relevantes, como o calçado que o paciente utiliza.
Na minha opinião, a LIBERAÇÃO MIOFASCIAL é umas das melhores ações para se fazer nesse paciente. Sendo a maior parte da sessão desse cliente. No entanto, minha ideia hoje é ensinar 3 exercícios que o paciente pode fazer em casa, para ajudar no tratamento ou para prevenir a lesão.
1 – Com uma bola de tênis, massageie o pé dolorido de forma bem lenta e com bastante pressão. Abrangendo toda a área da planta do pé. 2 minutos diariamente já trará bons resultados. Especialmente no período da manhã, quando a dor é mais frequente.
2 – Congele uma garrafa de água de 500ml. Ela vai ter um formato cilíndrico e bem duro. Assim como na bola, massageie toda a área do pé afetado. Dessa vez, não precisa focar tanto na dor e na pressão, pois só o fato de resfriar o pé já será bem benéfico para pacientes em tratamento.
3 – Alongue a paturrilha com uma faixa, ou toalha. Prenda na ponta do seu pé e puxe as duas extremidades com as mãos. Esse exercício pode ser feito sentado, mas eu diria que a posição deitada é melhor e mais confortável para a execução do exercício. Faça com o joelho estendido para obter melhores resultados. 2X de 1minuto por dia já fará diferença.
Como mencionado antes, a gama de tratamento para a fasceíte é enorme, e geralmente a combinação de algumas ações é que da um bom resultado final. Para um tratamento completo, entre em contato e conte conosco.
Equipe Cavallazzi Fisioterapia