Há muitos mitos sobre a fisioterapia que você pode encontrar em vários lugares. Nesse post vamos desvendar 7 deles para acabar de vez com as suas dúvidas!
1. Fisioterapeuta não é profissional de primeiro contato.
Mentira! O fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato, razão pela qual avalia, faz diagnóstico fisioterapêutico, prescreve, executa o tratamento e dá alta ao paciente ou encaminha a outros profissionais se necessário. Não é necessária prescrição médica para que o paciente procure um fisioterapeuta.
2. Fisioterapia é apenas para idosos.
Mentira! A FISIOTERAPIA visa o TRATAMENTO, PREVENÇÃO e REABILITAÇÃO da SAÚDE em crianças, adultos e idosos.
3. Fisioterapia só serve para disfunções musculares.
Mentira! Na fisioterapia são tratadas todas as questões que envolvem o sistema músculo-esquelético, incluindo lesões ligamentares, óssea, cardiorrespiratória e etc.
4. Fisioterapia pode ser feita sem acompanhamento de um profissional.
Mentira! Praticar exercícios fisioterapêuticos sem o auxílio de um profissional capacitado pode trazer ainda mais problemas para saúde.
5. Fisioterapeutas e massagistas fazem a mesma coisa.
Mentira! O trabalho do fisioterapeuta vai além das manipulações no corpo, ele é capacitado para avaliar, prescrever exercícios, realizar diagnósticos fisioterapêuticos, desenvolver programas de prevenção, promoção à saúde e qualidade de vida.
6. Fisioterapeuta só cuida de pessoas lesionadas.
Mentira! A Fisioterapia pode ser preventiva, com objetivo de ajudar a prevenir o surgimento de doenças e disfunções do corpo, sendo sua função principal proporcionar uma vida com mais qualidade e saúde.
7. O FISIOTERAPEUTA TRATA DOR só com TENS, gelo e ultrassom
Mentira! Estes são apenas alguns dos recursos que o fisioterapeuta possui para tratar a dor, porém a fisioterapia é a modalidade de tratamento que possui o maior número de técnicas para o controle da dor, isso sem falar dos diversos tipos de exercícios, técnicas cognitivo comportamentais e a educação em dor.