Você com certeza já ouviu falar em Treinamento Funcional. Mas você sabe o que é e quais são os benefícios?
O termo Treinamento Funcional foi usado pela primeira vez no final dos anos 90 e teve suas raízes no mundo da reabilitação. Os Fisioterapeutas prescreviam exercícios de Treinamento Funcional aos pacientes para trazer de volta o músculo ou uma área do corpo a um nível de condicionamento físico que lhe permitisse funcionar como deveria normalmente.
Ao mesmo tempo, o mundo da Força Atlética e do Condicionamento também estava se transformando em ambientes de fitness tradicionais. Isso trouxe consigo a ênfase em fazer com que o corpo tivesse um desempenho melhor nos atletas, com exercícios que não fossem apenas os habituais da sua própria disciplina. Ou seja, os jogadores de futebol iriam ao ginásio e realizariam o Treinamento Funcional e a Força e o Condicionamento para melhorar seu jogo no campo, em vez de apenas praticar horas de futebol.
Definição
Uma definição exata de Treinamento Funcional é difícil de estabelecer, mas falando de modo geral, é um treinamento que imita movimentos diários e permite que os indivíduos desempenhem melhor as atividades da vida cotidiana (ou esporte). Kettlebells, pesos livres, exercícios de peso corporal e equipamentos pequenos, como sacos de força e bolas medicinais, são exemplos do tipo de equipamento usado em equipamentos funcionais.
Então, se você pensar especificamente sobre os movimentos dos exercícios e o que os torna funcionais, estará fazendo um movimento como um alcance diagonal com uma bola medicinal. Que é como quando você pega seu chapéu na prateleira de cima do seu guarda-roupa: um braço se ergue enquanto a perna oposta se eleva ligeiramente para o lado. Este exercício trabalha os braços, ombros e pernas – e os músculos envolvidos no levantamento de algo na diagonal, bem como abaixando-os.
Benefícios do Treinamento Funcional
1. Melhorias que podem realmente ser sentidas na vida cotidiana e rapidamente
Trabalhando o corpo em padrões de movimento que são projetados especificamente para você, você deve começar a sentir e ter um desempenho melhor diariamente. O treinamento funcional usa padrões dinâmicos de movimento, em vez de repetições de exercícios individuais que trabalham músculos isolados.
Especialmente se você passa a maior parte do seu dia de trabalho sentado no escritório, indo para a academia e sentado em uma determinada máquina e realizando repetições de apenas um exercício é provavelmente contraproducente – enquanto o Treinamento Funcional fará você se mover e construir músculos que você use normalmente durante o dia.
2. Melhora da Postura
Outro resultado de um trabalho estático e baseado em escrivaninha pode ser uma má postura. O treinamento funcional pode ajudar a corrigir má postura e desequilíbrios musculares.
3. Maior condicionamento corporal
A natureza dos exercícios de Treinamento Funcional é que muitos deles exigem que mais fibras musculares sejam recrutadas para realizar os exercícios, o que, por sua vez, ajuda a aumentar o metabolismo e pode levar a níveis reduzidos de gordura.
Os seres humanos são criaturas de hábitos e tendem a recorrer a exercícios com os quais se sentem confortáveis. No entanto, se sacudirmos nosso treinamento em intervalos regulares, ele permitirá que o corpo fique mais em forma antes de cair na zona de conforto, com subsequente desaceleração das melhorias.
4. Um corpo mais forte e magro
Basta dar uma olhada atletas olímpicos, como nadadores e ginastas – eles treinam seu corpo com treinamento funcional, e certamente não estão fazendo movimentos repetitivos, como bíceps ou batendo na esteira, por horas. O Treinamento Funcional molda o corpo todo e não cria apenas músculos fortes das pernas ou músculos fortes dos bíceps.
5. Um treino mental também
Estimulação mental de tentar algo novo é um benefício que não deve ser negligenciado. A indústria de fitness provavelmente tem maior conhecimento sobre o movimento humano e uma escolha maior do que nunca em equipamentos de exercícios. Isso proporciona uma grande oportunidade para os membros das academias explorarem novas e excitantes formas de treinamento e há muitas pesquisas que citam os enormes benefícios para o cérebro ao realizar novas tarefas físicas mais dinâmicas. Sem mencionar o fato de que, ao manter uma rotina nova e excitante, é menos provável que você fique entediado e com maior probabilidade de permanecer no caminho certo.
Como fazer o treinamento funcional quando você está na academia?
É importante escolher os exercícios corretos para você e não apenas replicar exercícios que você pode ter observado no ginásio feito por outros ou, pior ainda, vídeos on-line.
Bons profissionais que ministram Treinamento Funcional irão considerar sua experiência de exercício anterior, níveis de condicionamento físico, lesões anteriores, níveis de habilidade, gostos/desgostos e combiná-los com seus objetivos e expectativas.
Como mais e mais pessoas começam a embarcar em treinamento funcional, alguns profissionais de fitness podem dizer que é a única e melhor maneira de treinar. Mas, em resposta à primeira pergunta, o treinamento funcional vale o esforço?
Bem, sim, nós pensamos que é uma adição muito valiosa para qualquer rotina de fitness, mas como qualquer um dos habituais modismos que surgem no campo dos exercícios:
- Nós não achamos que deveria ser uma solução inteira
- Isso só funciona se você optar por ele e fizer certo
Não há como negar que o Treinamento Funcional tem MUITOS benefícios, mas achamos que sua prática deve fazer parte de um programa de fitness variado e bem projetado, que também inclua treinamento de força estruturado, o uso de máquinas de resistência e alguns exercícios cardiovasculares.
Acreditamos que uma combinação proporcionará os resultados desejados.
https://www.freedom-leisure.co.uk/blog/functional-training-explained/