A maioria das pessoas se exercita porque deseja:
- perder peso
- manter o peso
- tonificar
- aliviar o estresse.
Essas são todas razões válidas para se comprometer com uma rotina de exercícios, mas você também pode se exercitar para simplesmente melhorar a maneira como se movimenta pelo mundo. Existe até um nome para formas de exercício mais saudáveis: Treinamento Funcional.
O Treinamento Funcional ajuda a fornecer a força, a estabilidade e a mobilidade de que você precisa para ter sucesso em sua vida e esporte. Você usa padrões básicos de movimentos funcionais, como empurrar, puxar, articular, agachar, girar, carregar e padrões de andar – andar e correr – todos os dias. O Treinamento Funcional utiliza exercícios que aprimoram sua proficiência em movimento nesses padrões primários para lhe dar uma vantagem para que você possa alcançar seus objetivos com segurança e boa saúde. Parece inteligente, certo?
Normalmente, os profissionais de fitness recomendam o Treinamento Funcional para mulheres grávidas ou clientes que se recuperam de lesões ou doenças como um substituto para a resistência padrão ou treinamento de força.
No caso da gravidez, isso pode significar substituir os exercícios da parte superior ou inferior do corpo pelo trabalho essencial. Faz sentido: uma gestante pode não ser capaz de executar determinado exercício em uma prancha, mas ela precisa fortalecer seus glúteos e pernas para ajudá-la a andar e subir escadas com uma barriga que carrega um bebê.
Embora o Treinamento Funcional para clientes grávidas geralmente aconteça na academia, a incursão no movimento funcional geralmente começa na fisioterapia para clientes que se recuperam de lesões. Considere um paciente que teve uma cirurgia no joelho. Antes que ele possa correr, ele tem que re-ensinar seus músculos para fazer atividades menos exigentes.
Para os atletas, o Treinamento Funcional é uma maneira de melhorar o movimento repetitivo de uma pessoa, como o balanço de um jogador de golfe ou de um jogador de tênis, um movimento de surfer ou movimentos laterais para os entusiastas de esportes de inverno.
Então você não está grávida, não tem uma lesão específica e nem é atleta. Isso significa que você não pode se beneficiar do exercício funcional? De modo algum. À medida em que treina os músculos para ficar melhor em situações instáveis, está melhorando o equilíbrio e a estabilidade, o que ajudará a evitar lesões ao longo do tempo.
Independentemente dos seus objetivos de aptidão, habilidades ou limitações, o Treinamento Funcional deve fazer parte de sua rotina de exercícios. Você planeja viver uma vida longa e saudável, então comece a preparar seu corpo para a jornada agora.
https://www.trxtraining.com/train/what-is-functional-training-and-why-does-it-matter