FALE POR WHATSAPP FALE POR WHATSAPP ABRIR MAPA NO GPS

O entorse de tornozelo é uma das lesões mais comuns nas atividades físicas; especialmente na prática de esportes. Fatores de risco são aqueles fatores dos quais podem causar/propiciar a lesão (entorse).

Dos esportes, eu citaria o futebol, basquete e vôlei como os mais comuns para causar esse tipo de lesão. É possível notar que todas essas atividades incluem saltos aonde pode pisar no pé do adversário na aterrizagem, propiciando o entorse. No entanto, a própria corrida é possível causar um entorse, especialmente se feita em terreno irregular, como trilhas ou gramados.

Outro fator importante é a biomecânica do indivíduo. Pessoas com o pé varo e com uma pisada supinda (ligeiramente voltada para fora) têm maior probabilidade do entorse. Isto por causa do movimento do entorse, que geralmente é a inversão; aonde estira os ligamentos e a musculatura na parte lateral do tornozelo.

A instabilidade lateral ou frouxidão ligamentar também é um fator considerável. Indivíduos com a musculatura de membros inferiores fraca, estão mais predispostos a esta LESÃO.

Acredito que o mais importante a se destacar é o histórico da pessoa. Aqueles que tiveram uma ENTORSE GRAVE no passado ou mal cicatrizado têm maior chance de repetir a lesão. Fazendo o que nós fisioterapeutas chamamos de uma recidiva da lesão. Dessa forma, um dos fatores de risco de torcer o tornozelo está em ter INSTABILIDADE CRÔNICA no local da lesão.

Para evitar esse último fator de risco, é muito importante que seja feito um trabalho completo, de total reabilitação do paciente para que a lesão não volte a acontecer no futuro. Para isso selecione bons profissionais no seu tratamento e não abandone o tratamento antes da hora.

Outra estratégia para evitar a lesão é fazer um trabalho preventivo. Conte com a fisioterapia para a sua reabilitação.

Thales Cavallazzi

RESERVE O SEU HORÁRIO