FALE POR WHATSAPP FALE POR WHATSAPP ABRIR MAPA NO GPS

A DOR é uma sensação ou experiência emocional. Ela pode ser dividida em dor aguda ou Crônica. A literatura apresenta algumas divergências sobre a suas diferenças, mas vamos considerar apenas o tempo como fator de diferenciação; nesse caso, dores que ultrapassam 6 semanas são consideradas crônicas e dores inferiores há 6 semanas de duração são consideradas dor aguda.

Quando classificada segundo seu mecanismo fisiopatológico, há três tipos:

Predomínio nociceptivo

Predomínio neuropático

Dor mista

A primeira acontece devido à ativação fisiológica de receptores de dor (ex: uma queimadura com fogo), geralmente o tratamento sintomático com anti-inflamatórios e/ou analgésicos é indicado e tem bons resultados. Já a NEUROPÁTICA é definida como dor de origem do sistema nervoso (ex: compressão neural).Diferente da Dor nociceptiva, a dor neuropática não apresenta boa resposta aos analgésicos usuais. E a terceira opção, é o tipo mais comum na prática clínica, que são as mistas (ex: radiculopatia).

Entender a sua dor, vai lhe ajudar a tratar. Pois a educação do paciente é muito importante para o sucesso do tratamento. Principalmente nos casos de dor crônica… No próximo post vamos explanar mais sobre o assunto…