FALE POR WHATSAPP FALE POR WHATSAPP ABRIR MAPA NO GPS

Nesse último mês de junho, eu; Thales Cavallazzi (proprietário e sócio da Cavallazzi Fisioterapia), estive presente no I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina. No evento, chamou-me atenção que em mais de uma vez foi mencionado o que existe de evidência científica para tratamento de dores crônicas na coluna. Baseado em artigos de alta qualidade e de alto critério, ficou claro que o tratamento deve ter 3 tipos de intervenção:

1- Educação do paciente.

2- Movimentar a coluna (exercícios diversos).

3- Terapias manuais (quando necessário).

(Obs: Não está em ordem de efetividade, ou qualquer outra classificação)

O que me deixa muito feliz, pois é exatamente o que eu venho fazendo nos meus atendimentos para esse tipo de DOR/PACIENTE.

Falando um pouco sobre os dois primeiros itens, é notável que existe uma certa dificuldade de realizar esse tipo intervenção em paciente que possuem a famosa CINESIOFOBIA. Ou seja, medo do movimento.

Cito que a má orientação pelos PROFISSIONAIS DA SAÚDE, e o erro das crença da sociedade são fatores desencadeantes dessa fobia tão prejudicial para o nosso paciente.

Felizmente, noto que os profissionais mais atualizados e praticantes de atividade física tendem a ter uma melhor abordagem com os pacientes de cinesiofobia. E agora que temos evidência científica, fica mais fácil de ter convicção na conduta do tratamento, e mais fácil de educar o nosso paciente para que o tratamento tenha sucesso.

Evitando esse medo do movimento por parte do paciente.

Para saber mais, entre em contato com a CAVALLAZZI FISIOTERAPIA