A atividade física regular vem se destacando nos últimos anos por gerar bem estar físico e mental, estimulando a promoção da saúde. Uma modalidade esportiva que tem se expandido cada vez mais é a corrida de rua. Que apesar dos benefícios, também existe o lado negativo devido à ocorrência de lesões musculoesqueléticas.
As lesões mais comuns na corrida são em sua grande maioria nos membros inferiores, com maior ocorrência nos joelhos, seguidas por pés e pernas, onde estão os grupos musculares mais solicitados e as articulações mais sobrecarregadas.
O fortalecimento de musculaturas responsáveis pela estabilização de tronco, pelve e membros inferiores, ganho de flexibilidade e mobilidade articular são algumas das características do MÉTODO PILATES que irão influenciar na diminuição do gasto energético, na proteção e distribuição adequada de carga nas estruturas sobrecarregadas durante a CORRIDA.
O Método Pilates possui um trabalho bastante voltado para o fortalecimento da musculatura dos pés (Footwork Series). O ritmo utilizado no Pilates, como acelerando e desacelerando os movimentos e a evolução dos exercícios são estratégias que se encaixam muito bem na prática da corrida.
Aqui, na CAVALLAZZI FISIOTERAPIA estamos sempre incentivando a prática de atividades físicas. Aliar o Pilates a elas vai melhorar seu rendimento, e, com a corrida não será diferente.