FALE POR WHATSAPP FALE POR WHATSAPP ABRIR MAPA NO GPS

DOR é algo muito frequente no nosso cotidiano. Geralmente esse “problema” interfere nas nossas funções diárias; como por exemplo, de lazer e trabalho. Geralmente essas as dores servem como um alerta do corpo, para prevenir algum dano maior. Pensando por essa ótica, é não é algo ruim…E sim algo que nos protege. Indicando que há algo de errado com aquele tecido. Digo com tranquilidade que a dor não é psicológica. Ela está mais para uma sessão; e que geralmente está atrelada a algo ruim/desagradável.

Agora se a pergunta for: A causa da dor é psicológica? Bom, essa resposta já é mais complexa. Pois aspectos psicológicos e experiências passadas podem sim influenciar na sua sensação de dor.

Um bom exemplo é a CINESIOFOBIA, que é o paciente que tem medo de se movimentar. Nesses pacientes, existe um grande componente psicológico agindo para ativar a dor em caso de movimentos que não são perigosos para o paciente.

Geralmente esses pacientes tiveram uma hipersensibilização crônica central, gerando uma má adaptação ao estímulo da dor. Que passa a ativar um alerta de dor desnecessário. Isso ocorre frequentemente em lesões crônicas.

Ou seja, a dor pode ter um fator psicológico importante.

É possível dizer que tanto a parte física da lesão quanto à psicológica, são fatores importantes para ativar a dor em uma pessoa. O interessante é que a soma desses fatores gera um universo de possibilidades de dores, lesões, adaptações e tratamentos. Sendo importante entender cada caso e cada paciente para escolher a melhor conduta de tratamento.

Aqui na Cavallazzi Fisioterapia, nós temos profissionais atualizados para atender a sua demanda. Agende uma consulta.