Dor lombar persistente significa uma grave lesão :

A dor lombar persistente é raramente uma lesão grave. Devemos lembrar que a nossa coluna é forte! Mais forte do que imaginamos. Se em algum momento você teve uma lesão na lombar, a cicatrização tecidual deve ocorrer no período de até 3 meses. Se a dor persistir, provavelmente existem alguns outros fatores contribuindo para essa dor. E na grande maioria das vezes, não é grave!

Exames de imagem mostram a causa da DOR :

A maioria dos achados clínicos é entendida como um grande problema pelo paciente, causando mais sofrimento e preocupação. Pois muitos não sabem que esses achados são comuns em pessoas assintomáticas (sem sintomas dor/ sem queixa). Além disso, esses achados não conseguem transmitir o quanto de DOR o paciente pode sentir. Hoje já se sabe que as hérnias de disco podem regredir com o tempo, sendo um grande alívio para os pacientes que têm esse achado nos seus exames de imagem; e que antes acreditavam que esse tipo de problema só seria reversível por meio cirúrgico. Dessa forma, o exame de imagem é útil para uma minoria de indivíduos. Sendo assim, o exame físico mais esclarecedor.

Os movimentos que me doem, me fazem mal:

Em casos de dores lombares persistentes, todo o local da região está sensível e com alterações. Por isso, nos primeiros movimentos você pode sentir dor, mas isso não significa que você está piorando ou prejudicando alguma lesão. São dores que aparecem quando tentamos retomar os movimentos que foram limitados. Elas dentem a diminuir com o tempo… com o aumento das atividades. Na grande maioria dos casos, os exercícios fazem parte do tratamento, então não tenha medo de fazê-lo.