É altamente recomendável a FISIOTERAPIA PÉLVICA no período da gravidez. A sua prática ajuda no pré-parto, durante, e no pós-parto. Este tipo de fisioterapia é baseado principalmente no fortalecimento da musculatura que envolve a região do períneo (região que constitui a base do púbis, onde estão situados os órgãos genitais e o ânus).
Durante o período da gestação, devido ao peso na barriga e a ação dos hormônios, os músculos perdem o tônus e a força. Por isso que incontinência urinária é muito comum durante e após a gestação. Às vezes, até ocorrem os prolapsos vaginal e/ou anal.
E A MELHOR MANEIRA DE PREVENIR É COM A FISIOTERAPIA PÉLVICA.
Os exercícios consistem em contrair e relaxar a musculatura da região que sustenta a bexiga, intestino, vagina, útero e uretra. Segundo especialistas, todos deveriam praticar tais exercícios, não somente as gestantes. Deveria ser um exercício cotidiano, como frequentar uma academia. Geralmente, os exercícios devem ser feitos com uma frequência de aproximadamente 3 a 4 vezes por dia.
Duas grandes vantagens são que boa parte dos exercícios podem ser feitos em casa, no trabalho e até enquanto dirige. Além disso, os benefícios se estendem também para as disfunções sexuais, incontinência urinária e fecal.
No período de pós-parto, os exercícios auxiliam na recuperação da musculatura. A princípio, a episiotomia (corte na região do períneo, frequentemente utilizado pelos obstetras para facilitar a expulsão do recém-nascido) não é uma contra indicação. Obs: Mães que realizaram cesáreas também devem fazer os exercícios.
Para saber a maneira correta de realizar os exercícios, você deve fazer uma consulta com um(a) fisioterapeuta especializada na área. A orientação correta faz toda diferença.
Aqui na Cavallazzi nós temos uma profissional especializada nesse tipo de fisioterapia. Faça uma consulta.