FISIOTERAPIA PARA PESSOAS PÓS AVC

Quais são os fatores de risco para o AVC?

Conhecer os fatores de risco para o AVC faz-se essencial para prevenir a sua ocorrência. A prevenção reduz os custos especialmente em reabilitação e hospitalização. Essa prevenção deve ocorrer em todos os níveis de atenção, sendo a maior ênfase na atenção básica, alcançando principalmente aqueles que já tiveram um primeiro AVC e minimizando, dessa forma, riscos de recorrência e maiores comorbidades em longo prazo. O grupo pertencente a riscos modificáveis precisa de incentivo e apoio para mudança de estilo de vida. Nos fatores de risco potenciais, o desafio é não permitir que estes se tornem um risco efetivo. A seguir, destacam-se os principais fatores de risco em três grupos:

Grupo de risco não modificável:
• Idosos
• Sexo masculino
• Baixo peso ao nascimento
História familiar de ocorrência de AVC
História pregressa de AIT (Acidente Isquêmico Transitório)
Condições genéticas como anemia falciforme

Grupo de risco modificáveis:
• Hipertensão arterial sistêmica
• Tabagismo
• Diabetes Mellitus
• Dislipidemia
• Fibrilação atrial
• Outras doenças cardiovasculares

Grupo de risco potencial:
• Sedentarismo
• Obesidade
• Uso de contraceptivo oral
• Terapia de reposição hormonal pós-menopausa
• Alcoolismo
• Aumento da homocisteína plasmática
• Síndrome metabólica por aumento da gordura abdominal
• Uso de cocaína e anfetaminas

Qual a importância de começar a fisioterapia o mais rápido possível após um evento neurológico?

Após uma lesão encefálica, tanto a intensidade da reabilitação como o tempo decorrido entre a lesão e o início da reabilitação influenciam na RECUPERAÇÃO DA FUNÇÃO NEURONAL.
A mobilização precoce realizada no ambiente hospitalar e iniciada já na primeira semana após AVC pode ser realizada com segurança. Esse procedimento pode repercutir futuramente no ganho de independência nas AVDs desses pacientes. A reabilitação durante o estágio agudo pode ter início tão logo o paciente esteja clinicamente estável, dentro de 48 horas. Os objetivos primários de reabilitação precoce são a prevenção de deterioração secundária tanto física, como intelectual e emocional, e preparar o paciente e familiares para os desafios à frente. Quando iniciada precocemente a fisioterapia motora aperfeiçoa o potencial do paciente para a recuperação funcional.

Você sabe o que é as fases aguda, subaguda e crônica em relação ao tempo APÓS UM AVC?

Em relação ao tempo pós AVC, pode ser classificado em 3 fases, 1) agudo (1 mês após lesão) 2)subagudo (entre o 1 mês e o 6 mês após lesão 3) crônico (a partir de 6 meses após a lesão).
O período de maior recuperação neurológica se dá no primeiro semestre após a lesão, devido ao potencial de plasticidade cerebral e ainda o fenômeno do brotamento colateral de novas conexões sinápticas e a presença de vias previamente latentes, essa plasticidade poderia ser alterada graças às condições externas ou pela estimulação global.