Conhecer as causas mais comuns das dores lombares ajuda na retomada da consciência corporal e à prevenção da dor.
A causa mais comum das dores lombares é a adoção de posturas erradas no dia a dia, por longos períodos de tempo: sentar, ficar curvado para realizar determinadas tarefas, levantar peso em excesso, deitar-se em posição incorreta. Todas essas posições modificam a posição correta da lordose. Com o passar do tempo, vamos perdendo a capacidade de formar a concavidade correta da lordose.
Quando a dor está em seu início, é fácil combatê-la simplesmente corrigindo a postura. Se isso não é feito, com o passar do tempo a estrutura e a forma das articulações se modifica, tornando as dores crônicas. O resultado é o desgaste excessivo das articulações, a perda de elasticidade, sintomas
idênticos ao de uma lesão inicialmente mais grave.
Estamos acostumados a ver pessoas de mais idade encurvadas e tendemos a acreditar que essa evolução é inevitável. Não é. Se você ficar inteiramente em pé ao menos uma vez por dia e se curvar completamente para trás, nunca perderá a capacidade física de repetir esse movimento.
APRENDENDO A SENTAR
Parece estranho que, para evitar a dor na coluna, tenhamos que reaprender a sentar, uma ação que fazemos no dia a dia.
O modo de sentar ideal para prevenir as dores lombares é com ambos os pés apoiados no chão, com a mesa na altura dos cotovelos dobrados, com a coluna ereta com a lordose na posição certa: a mesma adotada quando estamos em pé.
O apoio dos pés no chão é importante na medida em que evita que a pessoa permaneça com as pernas cruzadas, tortas ou apoiadas sobre a base da cadeira, além de equilibrar a distribuição do esforço muscular do corpo de forma equilibrada. Manter a coluna ereta, com a lordose no lugar, garante que a coluna não ficará em posição incorreta e que nenhum disco ou tecido mole sofrerá esforço excessivo.
Esse pequena atitude irá prevenir muitas dores lombares, experimente.