Tenho certeza que todo cliente gosta de ser bem AVALIADO no início de um tratamento ou treinamento. Será que isso é importante? …Sim! É muito importante, e cada vez mais eu vejo a importância da avaliação inicial para o tratamento de um paciente ou para a elaboração de um treino de cliente de treinamento funcional, entre outras atividades.
É nessa primeira avaliação que vamos identificar o que tratar, como tratar, o que devo e o que não devo fazer com esse cliente; entre outras questões pertinentes para atingir o nosso objetivo com mais precisão e qualidade. O mesmo se aplica para um treino de treinamento funcional.
A partir do momento que eu decido (após uma avaliação prévia) que aquele cliente precisa, por exemplo; fortalecer a musculatura dos flexores de joelho esquerdo, pode ter certeza que essa informação será importante e pertinente nas próximas sessões e encontros que eu tiver com esse cliente. Porque ele é um cliente individual e com suas particularidades. Não posso tratar duas pessoas diferentes, da mesma forma: objetivos diferente com a mesma receita; Lesões diferentes com os mesmos exercícios. Se eu fizer isso, é porque eu não ligo para a especificidade de cada um.
Atualmente, os preparadores físicos de time de futebol, por exemplo; não devem passar o mesmo exercício para todo o time, pois cada atleta tem a sua necessidade de exercício, déficit, entre outras particularidades. É por isso que as tarefas individuas são melhores e mais indicadas sempre! Pois são específicas para você.
Dessa forma, uma atividade individual com menos pessoas ou o mais personalizada possível sempre vai ser melhor. Independente se você está fazendo um treino funcional ou fisioterapia. Nunca a mesma receita de bolo vai funcionar para todos… Busque sempre o melhor para você. Procure profissionais que lhe atendam de forma INDIVIDUALIZADA. Sem atendimento em massa, ou treino em massa; e chegue mais longe. #ficaadica
Thales Cavallazzi da Silva