O cotovelo é uma articulação que sofre bastante com as lesões por esforço repetitivo (L.E.R.), a segunda maior causa de faltas no trabalho no Brasil. Geralmente a causa é laboral ou durante outras atividades físicas, como a prática esportiva. Sua origem são os esforços repetitivos nos músculos dos braços e dos cotovelos.

A repetição constante de movimentos realizados de forma errada, com o tempo, leva ao afrouxamento dos ligamentos. Se não tratado, o cotovelo pode ter seus ligamentos rompidos e/ou provocar lesões secundárias em punho e ombro.

O tênis é um dos esportes que mais causa lesões no cotovelo, tendo batizado inclusive o nome popular desta lesão: cotovelo de tenista (epicondilite lateral).

A prática de outros esportes também pode ocasionar o mesmo tipo de lesão: boliche, golfe, basebol, squash e outros que envolvam movimentos repetitivos com mãos e braços.

Algumas profissões também favorecem o aparecimento de problemas no cotovelo: metalúrgicos – principalmente os que operam em linhas de montagem – bancários, esportistas, músicos, assessores de imprensa, redatores, diagramadores, ilustradores, digitadores, jornalistas, escritores, dentistas, operários, donas de casa e profissionais de limpeza.

O sintoma é semelhante: dor na lateral do cotovelo que irradia para o antebraço. Nos casos mais graves, pode haver perda de força no braço.

• Dor na região do cotovelo
  • Dificuldades para realizar movimentos com o braço afetado
  • Hipersensibilidade ao toque
  • Sensação de formigamento e queimação

DOENÇAS COMUNS

• Artrite
  • Bursite
  • Epicondite
  • Fraturas

O QUÊ A FISIOTERAPIA PODE FAZER

• Reduzir as dores, permitindo a retomada das atividades diárias
  • Fortalecimento muscular
  • Retomada do controle das articulações
  • Propriocepção: reeducação física para correta postura e realização dos movimentos da forma correta.