É o treinamento para aquisição de habilidades que envolvem treinar o corpo para realizar atividades da vida cotidiana.
Tem como foco o estímulo constante de padrões de movimento para aprimorar a performance em uma atividade específica, formando um corpo “mais inteligente”, e que trabalha de forma integrada.
Com esse trabalho do corpo de forma global, é possível alcançar melhores desempenhos nas atividades comparado com outros métodos de treinamento que isolam a musculatura (como por exemplo: grande parte da aparelhagem das academias), não representando corretamente a realidade das atividades diárias.
Indicado para: Prevenção de lesão, melhora de agilidade e velocidade, aumento de força e resistência, treinamento do CORE, emagrecimento, ganho de potência, massa muscular e condicionamento físico.
Atualmente, atletas de alto rendimento utilizam-se do Treinamento Funcional (TF) na preparação física de praticamente todos os esportes (tanto os individuas, como nos esportes coletivos).
A prática não apresenta restrição de idade, podendo ser útil para todos os gêneros e gerações. Na terceira idade, por exemplo, o TF é indicado para combater a osteoporose além de outras doenças corriqueiras nesta faixa etária.