FALE POR WHATSAPP FALE POR WHATSAPP ABRIR MAPA NO GPS

Eu sempre pergunto para os meus pacientes de coluna: “Como é o seu sono? quantas horas? Qual horário? intermitente? Acorda quantas vezes durante a noite? Dificuldade/insônia? Dor durante a noite?”

Essas perguntas podem dizer muito sobre o meu paciente, e ajudam bastante no tratamento e consequentemente na melhora da sua queixa.

Comumente a dor na coluna e problemas com o sono estão interligados. Na hora de dormir é possível prestar mais atenção no nosso corpo e nas nossas dores do que durante o dia, que as vezes a dor “passa” despercebida devido as distrações. Devido a dor, as vezes; o paciente não consegue encontrar uma posição confortável para conseguir dormir.

Outro fator importante é a medicação. Muitos medicamentos indicados para dor, possuem componentes que interferem no sono do nosso cliente.

A depressão é mais um dos fatore associado com um sono de baixa qualidade. Fator esse que também está bem presente em pessoas que possuem dor na coluna de forma crônica.

Frequentemente, esse tipo de paciente têm dificuldades de praticar atividades físicas regulares… que ajudam a regular o sono. Criando assim, um ciclo vicioso de retroalimentação.

Para concluir, a ciência da suporte para tais fatos. Pois as pesquisas sugerem que um sono inapropriado pode piorar as dores na coluna.

Dessa forma, priorize sua saúde, e busque uma boa qualidade de sono. Se necessário, entre em contato, podemos lhe ajudar.

Atenciosamente, Thales Cavallazzi da Silva
Fisioterapeuta.