FALE POR WHATSAPP FALE POR WHATSAPP ABRIR MAPA NO GPS

Vou me arriscar a falar um pouco sobre esse tema bastante polêmico. Como eu não gosto de discussão, eu evito fazer comentários polêmicos, mas vamos lá, segue a minha opinião…

Muitas pessoas me perguntam o que é melhor, ou qual a diferença entre Crossfit e Treinamento Funcional. Em geral, os dois trabalham com exercícios funcionais, aqueles que trabalham o CORPO DE FORMA INTEGRADA, como método de trabalho. Até o momento, já gostei mais deles do que os aparelhos da academia. Já que, os aparelhos de academia, em sua maioria, isolam a musculatura trabalhada…

O que eu percebo de diferença é que o treinamento funcional, em geral e quando bem orientado, é feito de forma muito individualizada. Quando o instrutor sugere uma série de treino, esta geralmente está baseada nos seus objetivos, na sua capacidade e de acordo com a sua periodicidade de treino. Já o Crossfit, me parece uma série “genérica” para todos os clientes daquele dia (WOD – Workout Of the Day), perdendo toda a especificidade do cliente.

Além disso, eu percebo que o crossfit estimula o cliente a sempre fazer o máximo possível, ou superar sempre os seus limites. O que eu não acho ruim, acho até bem divertido e desafiador, mas é importante entender que quanto mais carga, maior a chance de lesão. Um argumento muito utilizado pelos “crossfiteiros” é que a luta ou os esportes de contato têm maior índice de lesão que o crossfit. E é verdade!

Tentando não me prolongar, eu procuro entender o que o meu cliente quer como objetivo. Se ele quer algo mais desafiador, competitivo e que possa chamar de esporte, eu diria que o Crossfit pode ser uma ótima opção. No entanto, se ele já pratica um triatlo, corrida, natação, futebol, entre outros esportes e busca fazer um fortalecimento para prevenir suas lesões e MELHORAR O SEU DESEMPENHO nas atividade da vida ou no seu esporte, eu certamente indicaria o treinamento funcional.

Geralmente, o meu cliente está “localizado” nessa segunda opção, mas sei que existem muitos que estão na primeira opção, tanto é que o número de praticantes de crossfit tem crescido bastante; e assim como a maioria dos esportes, tem suas lesões.

Thales Cavallazzi da Silva