Para tratar a dor no ombro de maneira correta precisamos passar por esses 7 passos:
– Avaliação
Avaliando da maneira correta, tratamos da maneira correta. A partir de uma boa AVALIAÇÃO, o tratamento mais adequado será identificado, focando nas principais fragilidades e necessidades do paciente. Muitas vezes a dor no ombro tem outra origem ou causa diferente do diagnóstico médico.
– Redução da inflamação
Em quadros de inflamação ativa, serão abordadas estratégias para redução da inflamação. São muitos os recursos fisioterapêuticos utilizados neste quadro, ultrassom, gelo, laser e demais estratégias que auxiliem na contenção desta inflamação.
– Liberação
Uma articulação deve ser livre e leve, sem restrições de movimento. A liberação dos tecidos desta região é extremamente importante para deixar os movimentos fluidos, reduzir a dor, e prevenir restrições de movimentos.
– Alongamento
É extremamente importante mantermos o nosso corpo alongado. Quando temos dor em uma determinada região a tendência é deixarmos cada vez mais imóvel. Não conseguimos tratar o ombro de forma eficiente, sem trazermos alongamento para esta região.
– Mobilidade
A dor no ombro muitas vezes está ligada a restrições de movimento. Mobilizações, trações articulares, e exercícios de mobilidade estarão auxiliando a manter a amplitude de movimento preservada desta articulação, evitando e tratando dores.
– Fortalecimento
Uma articulação só é funcional quando tem FORÇA MUSCULAR. Exercícios de força fazem parte do tratamento para dor no ombro, são muitos os músculos que compõem esta região, se estiverem enfraquecidos, esta articulação pode entrar em disfunção.
– Continuidade
O ombro tratado só continuará sem dor se os estímulos oferecidos forem continuados. Sem movimentos, nossas articulações tendem a doer, manter uma rotina de exercícios é excepcional para a saúde do ombro e de todo o nosso corpo.