Nos atletas, a frequência das lesões esportivas é maior. As técnicas da fisioterapia para atletas ajuda na velocidade da reabilitação e na conscientização para que elas não se repitam.
A presença de atletas – sejam eles amadores ou profissionais – nos consultórios fisioterapêuticos é bastante comum. Os motivos variam de dores musculares, entorses, luxações, recuperação de fraturas, de lesões pós-operatórias, problemas no menisco, recuperação do manguito rotador, lesões músculo esqueléticas agudas e crônicas, distensões, tendinites e bursites.
A abordagem fisioterapêutica a ser adotada varia de acordo com a gravidade da lesão, o tipo de esporte praticado e a frequência de sua ocorrência. Se uma lesão é repetitiva, por exemplo, o protocolo de atendimento deve ser ajustado. E o tipo de tratamento de fisioterapia que o atleta receberá para as suas lesões específicas irá variar de acordo com essas informações.
O tratamento fisioterapêutico é fundamental na reabilitação de lesões provocadas pela prática de esporte e ajuda efetivamente no tratamento da dor e no retorno às atividades normais dos atletas lesionados.
Um fator indispensável no bom resultado do tratamento é o diagnóstico e o tratamento precoce destas lesões.
Associada ao tratamento médico, a Fisioterapia auxilia promovendo exercícios específicos de fortalecimento e flexibilidade que ajudam na redução e/ou controle da dor. Mas é a progressão dos exercícios realizados durante o tratamento fisioterapêutico que faz com que a reabilitação do atleta alcance o melhor limite físico possível de funcionalidade.
Aqui na Fisioterapia Cavallazzi de Florianópolis, oferecemos programas de atendimento que são únicos para a condição de cada paciente. Nossa abordagem inclui uma comunicação próxima com todas as partes envolvidas, incluindo médico, treinador, etc., sobre o progresso de cada atleta.
Dentre os serviços oferecidos no tratamento das lesões provocadas pela prática de esporte incluímos:
- Exercícios específicos que ajudam o atleta a retornar com a possível brevidade à função pré-lesão da parte lesionada
- A prescrição personalizada de exercícios para melhorar as restrições de mobilidade
- Instruções específicas que ajudam a reduzir a susceptibilidade do atleta à ocorrência de outras lesões relacionadas ao seu esporte
- A preparação fisioterapêutica para evitar episódios de lesões recorrentes
Reunidas, essas ações – muito mais do que auxiliar na recuperação da lesão -, ajudam no alcance de um desempenho atlético máximo após a recuperação do problema.
Thales Cavallazzi | Fisioterapeuta